sábado, 5 de março de 2011

DILMA: UMA BOA PRESIDENTA?

   Vendo o desempenho da soberana, a gente compreende por que João Santana escolheu o caminho do silêncio eloqüente e das operações controladas, como a participação do programa “Mais Você”, de Ana Maria Braga, que foi ao ar nesta manhã.
Dilma é ruim de palanque pra chuchu. Pode aprender? Não sei. Seu desempenho em entrevistas melhorou bem, embora ainda fraco — a gente chegava a se surpreender durante a campanha só porque ela não era um desastre.  Há um problema de fluência da fala — ela continua a rainha do anacoluto —, mas também de vocabulário. Obrigada a falar sem ler, ela perde o fio da meada, entrega-se a explicações desnecessárias e chega a revelar o que deveria esconder. Marco em “vermelhito” os problemas. Volto depois.
   “(…) Por isso, hoje eu estou aqui para dar início ao meu programa deerradicação da miséria. Ele vai ter… Esse programa, ele ainda está sendo elaborado... Mas ele tem, a sua primeira parte, o seu primeiro passo, dado com esse reajuste forte na Bolsa Família, recebida por crianças que ganham até… Aliás, por famílias é… que têm filhos, que têm crianças pequenas,sobretudo… As outras parcelas do Bolsa Família vão sofrer um reajuste, mas será um ajuste menor. No total, nós vamos despenderum total de dois bilhões e cem milhões com esse reajuste. (…) Somos responsáveis por fazer e continuar a transformação que, nos últimos oito anos, o presidente Lula encaminhou. Eu ajudei nesses oito anos, mas, agora, a bola está conosco, com os homens e as mulheres. E, sobretudo, com as mulheres”
                                                Vamos lá   - “Erradicação”, “elaborado”, “despender”, “sobretudo”??? E tudo isso para os pobres de Irecê?;
   - “Esse programa ainda está sendo elaborado”: quem se importa com o que “está sendo?”;
   - “As outras parcelas vão receber reajuste menor”: povo entende a palavra “aumento”, não “reajuste”. O “reajuste que sofre”, especialmente quando é menor, fica parecendo uma coisa meio ruim…
   - “Aliás, por famílias é… que têm filhos (…)”: perdeu-se; esqueceu detalhes do que tinha decidido;
   - “despender um total de dois bilhões e cem milhões”…: para a esmagadora maioria dos brasileiros, a diferença entre 2 milhões e dois bilhões não faz diferença! especialmente com o verbo “despender”. Palanque não é lugar para esses números…
                                            A destacar
   1 -
 Faz ali o reconhecimento não mais do que formal da obra de Lula;
   2 - ao fazê-lo, como é hábito no PT, depreda o passado. O “Bolsa Família” foi criado por FHC; Lula só rebatizou.
   3 - reconheceu a obra do antecessor, mas deu um chega pra lá. A “bola”, agora, é dela, das “mulheres”. E Lula, por óbvio, pode ser muita coisa, mas mulher não é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário