domingo, 6 de março de 2011

OBESIDADE INFANTIL!

  "A obesidade infantil aumentou cinco vezes nos últimos 20 anos no Brasil, acusa a nutricionista Sylvia Elisabeth Sanner, de São Paulo. Entre as principais consequências, ela cita aumento de casos de diabetes e problemas cardiovasculares, além do aumento dos níveis de colesterol e triglicérides. De acordo com o médico-nutricionista Fábio Ancona Lopez, vice-presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, a obesidade infantil já atinge cerca de 10% das crianças brasileiras. Independente das cifras, o médico argentino Júlio Ribeiro afirma, categórico, que a obesidade é uma das piores aquisições da civilização''.

 
   A obesidade infantil  acontece porque muitas crianças estão comendo cada vez mais sem o controleadequado, não estão praticando os exercícios físicos regularmente, pelo fato de estarem tão ligados a vídeo games, computador e televisão.
   Outro fator que também ajuda na obesidade infantil são as famosas comidas de conveniência, cerca de 30,3 % de crianças entre 6 e 11 anos são consideradas acima do peso, e 15,5% são obesas.
   O tratamento para a obesidade infantil é através de dieta limita, com exercícios físicos, além de educação nutricional e mudanças nas condutas, tudo começa com a aprendizagem do controle, mas é extremamente necessário o estimulo da família, para que a criança através do apoio possa melhorar a sua auto-estima.
   Deve se evitar no tratamento da obesidade que a criança sofra de ansiedade, pois é um dos motivos do aumento de peso.
   Atualmente cerca de 2,6 milhões de mortes prematuras é devido a obesidade, os dois maiores contribuintes são as dietas gordas e bebidas carregadas de açúcar.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário