sábado, 5 de março de 2011

Medicamentos para diabéticos e hipertensos são gratuitos!!

    A partir desta semana, diabéticos e hipertensos não precisam mais destinar parte do orçamento à compra de remédios. 
Começou ontem a distribuição gratuita de 14 itens para tratamento dessas doenças. A lista, que inclui medicamentos como o Atenolol e a Losartana Potássica, está disponível na Farmácia Popular anexa ao posto de saúde, na rua Reinoldo Rau, e nas farmácias conveniadas com o programa federal.
   Ontem, no entanto, poucas pessoas conseguiram adquirir os medicamentos. Enquanto a Farmácia Popular permanecia vazia por causa da chuva constante, que manteve grande parte dos jaraguaenses dentro de casa, algumas farmácias credenciadas foram obrigadas a negar a distribuição mesmo com os medicamentos nas prateleiras.
   “O governo fez o anúncio da gratuidade na semana retrasada, mas o prazo havia sido prorrogado até hoje (ontem) para alterações. Até agora, pelo menos, não recebemos mais notícias do gerenciador do sistema – e, dessa forma, sem o sistema adequado, não temos como disponibilizar o remédio gratuitamente”, explica o farmacêutico responsável por uma das credenciadas, Sílvio Boppre.
   O problema está dando origem a reclamações de clientes, que são obrigados a adquirir os medicamentos pelo valor parcial até a adequação do sistema – mas, ainda assim, não há previsão de quando a situação será resolvida. Para adquirir os medicamentos – por enquanto, apenas na farmácia anexa ao posto de saúde -, é preciso levar a receita médica com validade máxima de quatro meses, carteira de identidade e CPF.
Esta é a primeira vez que o governo federal disponibiliza medicamentos totalmente gratuitos através do programa. A partir do dia 15 de março, a Losartana 50 mg, para hipertensão, deve passar a figurar como o 15º item na lista de gratuidade.
                                           Remédios também na Farmácia Básica
   Alguns dos remédios que passaram a ser oferecidos pela Farmácia Popular já eram distribuídos gratuitamente pela Farmácia Básica, que presta um serviço parecido ao do programa – enquanto este é de total responsabilidade do governo federal, a Farmácia Básica é uma parceria que inclui o município e o Estado. O Ministério da Saúde repassa R$ 5,10 por habitante, com uma contrapartida de R$ 4 da cidade e do governo estadual. Podem ser encontrados nas duas farmácias medicamentos como a insulina e o Captopril 25 mg.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário